Waldorf

Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)

Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)

Facebook Instagram

Vamos Conversar?

Época de Micael

São Micael

Desde o século IX se festeja o dia 29 de setembro como o dia de São Micael e os festejos seguem por mais quatro semanas. Micael tem uma tarefa muito especial que é impulsionar a humanidade para que reconheça o espiritual como sendo a realidade e o vivencie, passo a passo, para que então o espiritual se torne atuante nas ações.

O modo como realmente deve ser a festa de Micael para a humanidade , ainda é uma tarefa a ser realizada no futuro. Mesmo assim, podemos tentar encontrar um meio e, com toda a humildade, esforçar-nos para despertar nas crianças uma ideia sutil de Micael.

Muitas ilustrações trazem Micael lutando contra o dragão, que quase sempre representa o diabo. Micael (que significa: quem é como Deus?) é um ajudante incentivador e enojado do homem em sua disputa com o mal, com as forças antagônicas. Em todas as boas representações pode-se ver que o dragão de baixo de seus pés não está morto, mas com a força descomunal vencida, subjugada. Assim, Micael ajuda aos homens e lhes consegue dar espaço para uma atividade própria, porque conseguiu impor limites à força descomunal do maligno.

Outro motivo básico que se pode encontrar é Micael segurando uma balança. Assim é que ele aparece em representações do juízo final ou em cenas que caracterizam a vida após a morte.

O bem e o mal são pesados conjuntamente, e a alma vivencia então como doloroso aquilo que , pelo seu atuar, pesou no lado mau, e como bem-aventurança o que pode ser pesado no lado bom.

Micael representado com um globo terrestre transparente, que muitas vezes traz um símbolo crítico, no centro, mostra-nos sua prontidão e atuação para formar um mundo novo (na Bíblia em Apocalipse de São João, 21): a construção de uma Jerusalém celestial.

Mais raras são as representações de Micael sob a Cruz do Gôlgata, ou Micael como acompanhante das pessoas falecidas, ou como guardião dos portais de igrejas. Um cem número de imagens o mostra como atuando em lendas. Nestas, conta-se como sua atuação foi uma ajuda dada em destinos humanos isolados. (a palavra lenda = legenda, tem origem no latim e significa ler, interpretar. Logo uma lenda deve ser lida com a compreensão adequada para ser entendida corretamente.)

Trecho do livro “Festejando as festas anuais com crianças” (pg 78-84) Stuttgart. V. Brigitte Barz.

Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)

Facebook Instagram
Waldorf

11 2231-0152

11 2231-0152

Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)

Facebook Instagram

Copyright 2025 - Escola Waldorf Francisco de Assis – Todos os direitos reservados