Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)
Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)
Vamos Conversar?
Antroposofia: Do grego, significa conhecimento do ser humano.
É uma filosofia orientada para o ser humano que reflete e fala sobre as questões espirituais profundas da humanidade, da necessidade de se relacionar com o mundo a partir de uma atitude consciente, da necessidade de desenvolver uma relação para com o mundo em total liberdade e com base em julgamentos e decisões completamente individuais.
Podemos indicar quatro aspectos básicos da Antroposofia:
1. A Antroposofia é uma filosofia espiritual, desenvolvida por Rudolf Steiner (1861-1925) no final do século XIX e início do século XX. É apresentada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, um caminho em busca da verdade para o abismo que separa historicamente a fé da ciência.
2. É um caminho de conhecimento ou pesquisa, desenvolvido com base na filosofia idealista europeia, enraizada nas filosofias de Aristóteles, Platão e Tomás de Aquino. A partir dessa perspectiva, a antroposofia também pode ser chamada de ciência espiritual, e como tal é um esforço para desenvolver não apenas pesquisas científicas naturais, mas também uma pesquisa científica espiritual com base na tradição idealista, no espírito dos esforços históricos que levaram ao desenvolvimento da ciência moderna. Com base nisso, a Antroposofia se esforça para unir as fissuras que se desenvolveram desde a Idade Média entre as ciências, as artes e as lutas religiosas do homem como as três principais áreas da cultura humana e construir as bases para uma síntese delas para o futuro.
3. A Antroposofia também é um impulso para nutrir a vida da alma no indivíduo e na sociedade humana, significando, entre outras coisas, nutrir o respeito e o interesse pelos outros numa base puramente humana, independentemente de sua origem e pontos de vista. A principal organização para isso é a Sociedade Antroposófica, que existe mundialmente, como sociedades antroposóficas nacionais e como grupos formados com base nos conteúdos antroposóficos. Para saber mais sobre a Sociedade Antroposófica no Brasil (SAB), acesse aqui.
4. A Antroposofia aplicada, ou prática, se faz presente em vários movimentos. Os mais desenvolvidos são: as Escolas Waldorf, a Agricultura Biodinâmica, a Pedagogia Curativa e a Medicina Antroposófica. A principal organização originalmente construída para a cooperação entre organizações, instituições e empresas antroposóficas é a associação civil Sociedade Antroposófica Geral – Goetheanum – em Dornach, Suíça. Saiba mais aqui.
A Escola
Publicações
A Escola
Copyright 2024 - Waldorf Francisco de Assis – Todos os direitos reservados