Waldorf

Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)

Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)

Facebook Instagram

Vamos Conversar?

“Não é possível reparar mais tarde o que o educador negligenciou fazer durante o Primeiro Setênio” (RUDOLF STEINER)

 

Encantamento a cada vivência

 

O Jardim da Escola Waldorf Francisco de Assis funciona em uma casa deliciosa na Avenida Guacá, 33. Aqui, vivenciamos todos os valores necessários ao pleno desenvolvimento da criança no Primeiro Setênio, com acolhimento, cuidado e respeito.

Recebemos crianças a partir dos 2 anos de idade, em salas que mais parecem casa de avó. Janelas amplas arejam espaços coloridos e cheios de vida, gentilmente invadidos pelo cheirinho de bolo ou de pão saindo do forno – tudo preparado pelas próprias Jardineiras junto com as crianças.

5 MOTIVOS PARA VIR PARA NOSSA ESCOLA

Temos turmas nos períodos Matutino e Vespertino, além de possibilidade de contratação de contraturno e refeições (todas 100% orgânicas e frescas, preparadas na escola). Acreditamos que as crianças precisam de um ambiente seguro e caloroso, além de ritmo e entusiasmo para se desenvolver. E é isso o que pulsa na Francisco de Assis.
 


 

A importância do Primeiro Setênio

 

A criança pequena é inteiramente força de vontade e seu primeiro ato de coragem é vir ao mundo. Por isso, sua chegada deveria ser descortinado aos poucos, com muita responsabilidade, respeito e sabedoria.

Na Antroposofia, entende-se que a adaptação ao mundo durante os três primeiros anos de vida da criança é base de todo seu desenvolvimento posterior. É neste momento que ocorrem as três principais conquistas do ser humano: o andar, o falar e o pensar, que são o fundamento de toda existência humana e só podem ser aprendidas em contato com outros seres humanos.

No primeiro setênio, o organismo está em plena formação. Todos os órgãos precisam de energias vitais para que se desenvolvam completamente saudáveis. E a criança emprega todas as suas energias para o desenvolvimento de seu físico.

Nesta fase, a criança manifesta toda sua volição através de intensa atividade corporal. O respeito ao próximo, cuidar do ambiente, o fazer (pão, comida, limpeza, costura, desenho, pintura, tricô), a gratidão, os contos de fada, a música, as festas anuais… Tudo faz parte do ritmo e aprendizado vivenciados na Pedagogia Waldorf e contribui profundamente para o desenvolvimento completo de um ser humano livre e aberto para a vida.

 


 

Jardim da Infância: lugar de aprender brincando

 

O Jardim de Infância não é uma sala de espera, onde nada ocorre e só se mata o tempo, é um local efetivo de aprendizado. Não o aprendizado intelectual, pois este retira as forças vitais que são necessárias para a formação do organismo humano, mas sim, o aprendizado para a vida.

Em nossa escola, as vivências são feitas em ritmo orgânico (contração e expansão) e repetidas diariamente, para trazer segurança e desenvolver hábitos saudáveis.

O brincar também é de extrema importância. Nele a criança vai adquirindo experiências e vivências com as quais vai aprendendo a se situar e se comportar humanamente em seu meio ambiente. Ele é tão importante e sério como o Trabalho é para o adulto e oferece ainda a oportunidade de a criança desenvolver a fantasia e a imaginação, importantes precursores do pensar racional.

(Texto adaptado de Rosa Crepaldi, Profª do Maternal na Escola Waldorf Francisco de Assis de 1992 a 2016)

Sugestões de leitura:

  • Os Primeiros Anos da Infância – Rudolf Steiner
  • A Pedagogia Waldorf – Rudolf Lanz
  • As Cirandas de Ontem e de Hoje – D.Udo de Haes
  • Os Três Primeiros Anos da Criança – Karl Konig
  • Criança Brincando! Quem a educa – Luiza H.T. Lameirão
  • Os Primeiros Sete Anos – Edmond Shoorel

Fale conosco






    Waldorf

    11 2231-0152

    11 2231-0152

    Av. Basiléia, 149 (Fund. e Médio) Av. do Guacá, 33 (Infantil)

    Facebook Instagram

    Copyright 2024 - Waldorf Francisco de Assis – Todos os direitos reservados